FOTOS: Acervo Pessoal / Secretaria de Turismo
A entrada no parque é somente liberada por meio de reservas pelos contatos abaixo e pagamento do ingresso na portaria do parque.
E-mail: pe.jurupara@fflorestal.sp.gov.br
Telefone: (15) 3494-5570 // (15) 3494-5595

O Parque Estadual do Jurupará está localizado a cerca de 86 quilômetros da cidade de São Paulo com suas principais entradas, Juquiá Guaçú e Juquiá Bonito pela encantadora cidade de Juquitiba a área do Parque Estadual corresponde a uma área de 26.250 hectares do bioma Mata Atlântica.
Sendo que o Parque Estadual do Jurupará está localizado vizinha da Região Metropolitana de São Paulo.
O Parque Estadual do Jurupará é uma das zonas-núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e Reserva da Biosfera da Região Metropolitana do Estado de São Paulo.
A topografia da área é montanhosa e apresenta relevo extremamente acidentado, formado por morros paralelos com fortes declividades, típicos do contraforte da Serra do Mar. A altitude Parque varia de 700 a 1.119 metros em seu ponto mais elevado.

A cobertura vegetal é formada pelo Bioma Mata Atlântica composta por Araucária, Manacás, Palmeiras, e a fauna nativa abrigando, Antas, Onças, Jacu, Capivaras, Macacos, Lagartos e diversas aves nativas da região, e sua conservação ambiental é importante para abrigar importantes remanescentes de mata primaria.
Venha Conhecer o Parque Estadual do Jurupará em Juquitiba

Por: Luiz Lutti - Assessor de Imprensa / Prefeitura Municipal de Juquitiba